11h33

Funfarme/Famerp inaugura novo Parque de Diagnóstico por Imagem, com a mais alta tecnologia que resulta em exames mais precisos e rápidos para usuários do SUS

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Funfarme/Famerp inaugura novo Parque de Diagnóstico por Imagem, com a mais alta tecnologia que resulta em exames mais precisos e rápidos para usuários do SUS

As Diretorias da Funfarme e Famerp inauguraram, na manhã desta sexta-feira (19 de junho), os novos equipamentos do Setor de Diagnóstico por Imagens que, dotados da mais moderna tecnologia, permitem exames mais rápidos, precisos e completos, beneficiando os milhares de usuários do SUS atendidos no complexo hospitalar todos os dias. O novo Parque Tecnológico de Imagens do HB já inicia suas atividades, sendo considerado um dos maiores no Brasil, com atendimento prioritário aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Foram adquiridos um PET/CT modelo Geminy TOF, tomógrafo Ingenuity CT-128, aparelho de densitometria óssea Prodigy GE, gama câmara de 2 detectores, mamógrafo digital Hologic modelo Selenia Dimension e ultrassom Supersonic Imagine.

A inauguração teve a presença do deputado federal Dr. Sinval Malheiros e dos deputados estaduais José Carlos Vaz de Lima e Orlando Bolçone. Contou também com a presença da vice-prefeita de Rio Preto, Ivani Vaz de Lima, além de diretores, curadores, prefeitos e secretários de Saúde da região, representantes de entidades médicas, lideranças, colaboradores e voluntários da fundação e do complexo hospitalar.

"Oferecemos agora à população o que há de mais moderno no mundo. São aparelhos que realizam exames diagnósticos mais rápidos, precisos e com qualidade de imagem inigualável, disponibilizando aos médicos muito mais informações para que façam o melhor diagnóstico, em benefício dos pacientes", declarou Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme.

Os equipamentos já estão sendo utilizados e permitiram importante incremento no atendimento à população. São mais de 200 mil exames realizados por ano pela Funfarme/Famerp, o que faz da instituição centro de referência em diagnóstico por imagem para a região Noroeste do Estado. O investimento foi viabilizado por meio do Programa de Modernização dos Hospitais de Ensino pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Para o diretor administrativo do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares, a incorporação destes equipamentos reforça a condição do complexo hospitalar Funfarme como centro de referência não só para a região, como também para o Estado de São Paulo. “O governo estadual tem investido sempre em nossa instituição justamente porque reconhece a qualidade dos nossos serviços à população. Seremos sempre parceiros dos municípios, buscando fazer o melhor para os milhares de usuários do SUS que nos procuram mensalmente”, declarou Dr. Jorge Fares.

Com estas aquisições, o Parque de Diagnóstico por Imagem da Funfarme/Famerp conta agora com 2 ressonâncias magnéticas, 2 tomógrafos, 2 câmaras de cintilação, 1 PET-CT, além de 9 aparelhos de raios X digitais e 7 aparelhos de ultrassom, entre outros modernos equipamentos.

Importante incremento ao ensino e pesquisa

As novas aquisições também terão impacto importante no ensino e na pesquisa conduzidos na Funfarme e Famerp. “Estes equipamentos possuem tecnologia que irá ajudar muito na pesquisa e na descoberta de novas propostas de tratamentos que são conduzidas em nossa instituição”, afirmou Dr. Antonio Soares, chefe do Departamento de Imagem da Funfarme/Famerp.

Todos os aparelhos recém-adquiridos possuem tecnologia digital e já estão em funcionamento nos Setores de Medicina Nuclear, Radiologia e Diagnóstico por Imagem a serviço de todas as mais de 60 especialidades médicas do Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade.

Conheça as novas tecnologias em Diagnóstico por Imagem da Funfarme/Famerp

PET/CT (sigla para Positron Emission Tomography ou, em português, Tomografia por Emissão de Positrons – aparelho Phillips, modelo Geminy TOF)

"O PET/CT ou PET Scan permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio e o metabolismo do açúcar (glicose), com o intuito de nos auxiliar a avaliar como os órgãos e os tecidos estão funcionando", explica Dra. Adriana Iozzi Joaquim, responsável pelo Setor de Medicina Nuclear da Funfarme/HB.

Entre outras aplicações, o médico utiliza este equipamento para:

  • detectar tumores
  • determinar se o câncer se espalhou pelo corpo (metástases)
  • avaliar a eficácia de um determinado tratamento, por exemplo, a terapia contra câncer que um paciente recebe
  • determinar se o câncer retorna após o tratamento
  • determinar o fluxo do sangue que chega ao músculo cardíaco
  • identificar áreas do músculo cardíaco que  potencialmente podem se beneficiar de um procedimento invasivo, por exemplo, angioplastia
  • avaliar anormalidades no cérebro, tais como tumores e alterações da memória


Assim, o PET/CT permite diagnósticos mais precisos de diferentes doenças, possibilitando um planejamento terapêutico mais adequado ao paciente e controle evolutivo da doença, dado fundamental sobretudo no tratamento de doenças oncológicas, neurológicas e cardiovasculares. Suas principais indicações são para:

Oncologia

Serve para a detecção e o estadiamento de diversos tipos de neoplasia, assim como para o controle pós-tratamento, para a investigação de recidiva e para a avaliação prognóstica da doença. Como permite estadiar muitos tumores de forma mais acurada, pode modificar a conduta clínica em até metade dos casos, dependendo do tipo de câncer. Tem ainda papel essencial no seguimento clínico, pois possibilita avaliar a resposta ao tratamento e contribui para estabelecer o prognóstico.

Cardiologia

Utilizado na avaliação da perfusão miocárdica e da viabilidade miocárdica para programação de revascularização.

Neurologia

Está indicado no estudo de síndromes demenciais e na investigação de epilepsia.

Ressonância magnética Ingenya de 1,5 tesla

Aparelho de ressonância Ingenya 100% digital, com capacidade de processamento de 1,5 tesla, o que permite imagem digital com resolução incomparável e mais rapidez na realização de exames. A tecnologia desta nova ressonância permitiu ao Hospital de Base ampliar o rol de especialidades, em relação ao outro aparelho. O HB agora emprega a ressonância em exames do coração, próstata e para aferir a dosagem de ferro em tecidos, além dos que já realizava antes, como exames neurológicos, do aparelho músculoesquelético e do abdômen.

A nova ressonância também tem como diferencial suportar pesos de até 250 quilos, contra 150 quilos do primeiro aparelho adquirido pelo HB. "Isso amplia o universo de pacientes com obesidade mórbida que podemos atender", ressalta o radiologista José Roberto Ferraz, chefe do Setor de Ressonância do hospital.

A nova ressonância está sendo bastante utilizada para pacientes do Instituto do Câncer – ICA, pois oferece aos médicos dados completos e precisos para avaliarem a extensão do tumor, sua evolução, que estruturas internas do corpo atinge, entre outros.
O Setor de Ressonância do HB funciona todos os dias, sendo de segunda a sexta-feira, das 7h à meia-noite, e no final de semana, das 7h às 18 horas.

Tomógrafo Ingenuity CT-128

O tomógrafo de última geração possui 128 canais contra 16 canais do outro equipamento já utilizado na Funfarme. Isso faz com que forneça as imagens ao médico mais rapidamente. “Outro recurso importantíssimo é o controle da dose de radiação emitida, o que permite menor exposição do paciente ", salienta a médica radiologista Luciana Vargas.

O tomógrafo também reconstrói imagens de órgãos e estruturas internas em três dimensões (3D) com uma precisão e qualidade que permitem aos médicos investigarem, com muito mais segurança, inúmeros problemas internos como, por exemplo, más formações no coração.

 Aparelho de Densitometria Óssea Prodigy GE

Mais um exemplo de tecnologia que permite um exame muito mais rápido e, ao mesmo tempo, preciso, é o que proporciona o novo aparelho de densitometria óssea Prodigy. O exame é feito em 1 minuto, em vez dos 15 minutos de modelos anteriores. É um ganho muito benéfico para o paciente, como destaca Dra. Adriana Iozzi Joaquim, especialista em Medicina Nuclear da Funfarme/HB. "É muito importante que o paciente mexa-se o mínimo possível para o exame ser bem sucedido. Ao reduzir o tempo para 1 minuto, reduz enormemente a chance do paciente se mexer, principalmente, quando idoso ou criança. O diagnóstico então será mais preciso", explica a médica.

A Densitometria é empregada em exame da coluna e quadril para o médico avaliar a massa óssea do paciente e se tem osteoporose.

A aplicação do equipamento, no entanto, vai muito mais além. Sua tecnologia possibilita o estudo não só de ossos, mas também de músculos e da quantidade de gordura, sendo bastante utilizado pelas equipes da Endocrinologia e Reumatologia, sobretudo. "Este aparelho nos auxilia, por exemplo, a avaliarmos a distribuição da gordura do corpo, que pode estar associada a problemas cardiovasculares, e no diagnóstico de doenças como a sarcopenia, síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular", diz Dra. Adriana.

Gama Câmara de 2 detectores

A redução da exposição à radiação é um dos importantes benefícios do novo aparelho Gama Câmara que integra o novo Parque de Diagnóstico por Imagem da Funfarme/Famerp. Por ter dois detectores, em vez de um dos modelos mais antigos, este Gama-Câmara capta imagens das partes de cima e debaixo do corpo ao mesmo tempo, com maior eficiência e em menor tempo.

Seus softwares oferecem mais informações ao médico, permitindo uma avaliação mais precisa.
Com o gama câmara, a equipe médica realiza a cintilografia, método de diagnóstico que utiliza substâncias radioativas, cuja presença é mensurada pelo aparelho nos diferentes órgãos do corpo humano.

A cintilografia tem aplicação em várias áreas médicas. Na Oncologia, identifica a presença de tumor ou de metástases após tratamento. O exame cintilográfico do coração possibilita determinar se o músculo está recebendo suprimento de sangue adequado ou se uma área específica está mal irrigada por uma artéria coronariana, que pode estar obstruída. Tudo isso de forma não invasiva evitando assim uma coronariografia, que demandaria uma intervenção dentro das artérias do corpo, com maior potencial de risco e utilização de contrates à base de iodo e raios-X.

Mamógrafo digital Hologic modelo Selenia Dimension

Um dos modelos mais modernos, o novo mamógrafo digital permite visualização mais nítida das estruturas em estudo pelo médico, inclusive de lesões mínimas de menos de meio centímetro. “Com este mamógrafo, temos condições de diagnosticar o câncer num estágio muito precoce, o que é fundamental para aumentar as possibilidades de sucesso do tratamento. Ele permite a nós, médicos, sermos mais precisos no diagnóstico do câncer”, explica o ginecologista Dr. José Luis Esteves.

Ultrassom Supersonic Imagine

Só existem 5 aparelhos no Brasil do modelo de ultrassom Supersonic Imagine, adquirido pela Funfarme. Entre outros exames realizados por este equipamento, Dr. José Luis Esteves destaca a elastografia, que sugere se o nódulo é benigno ou maligno com maior eficiência, evitando a necessidade de biópsia, exame invasivo no qual é feito pequeno corte no paciente.

Este ultrasson capta até 20.000 imagens por segundo em uma velocidade 200 vezes maior que a do ultrassom convencional. Sua tecnologia, é única oferecendo resultados claros e precisos de ultrassons mamário, hepático e prostático.

MAIS INFORMAÇÕES 

Marcelo Gomes
Assessoria de Imprensa
Funfarme - Fundação Faculdade Regional de Medicina
Telefone 17 3201.5000 - ramais 1496 e 1838
Celular 17 9602-6463
imprensa@hospitaldebase.com.br
imprensa2@hospitaldebase.com.br
www.hospitaldebase.com.br
 
Intermídia Comunicação
Telefone 17 3353.2083

www.intermidiariopreto.com.br

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Necessário
Google Analytics 4
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Site
Necessário