Carta aberta da ABHAHUE

Tamanho da Fonte

A Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino - Abrahue, entidade sem fins lucrativos, que representa os interesses de hospitais universitários e de ensino do país, vem a público manifestar sua extrema preocupação com a saúde pública brasileira, em particular com as instituições que congrega. Estes hospitais são responsáveis por mais de cinquenta por cento dos procedimentos de média e alta complexidade, além de participação ativa na formação de recursos humanos de várias áreas. São, em muitos locais, a única possibilidade de uma assistência que agregue valor ao diagnóstico e tratamento efetivo, oportuno e qualificado e têm um importante papel na pesquisa científica e inovação tecnológica em saúde.

Conhecedora da realidade de subfinanciamento do Sistema Único de Saúde – SUS, a ABRAHUE tem fortalecido, reiteradamente, espaços de discussão junto ao Governo Federal em busca de soluções que garantam a sustentabilidade financeira e contemplem uma orçamentação global necessária ao funcionamento adequado e integral destas unidades. É fundamental na contratualização desses hospitais, a inclusão de cláusula que garanta reajuste nos contratos para fazer frente aos aumentos anuais dos custos.  O déficit financeiro, que se arrasta há mais de uma década, agrava-se com o aumento das despesas na prestação de serviços e tem gerado significativo sucateamento estrutural e tecnológico, resultando em fechamento de leitos e restrições à atenção à saúde, além de prejuízos à formação profissional. São muitos os serviços comprometidos: a Santa Casa de São Paulo, o Hospital Universitário da USP, o Hospital de Clínicas da Unicamp, o Hospital São Paulo da UNIFESP, o Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, entre outros.  Associadamente, o recente corte de recursos para a pesquisa agrava ainda mais a atual realidade do sistema público de saúde do país, uma vez que os investimentos para produção de conhecimento e inovação tecnológica se encontram gravemente comprometidos.

Frente a este cenário, os prejuízos à sociedade brasileira são flagrantes e, em certa medida, irreparáveis, visto que vidas humanas são colocadas em risco, seja pela redução da oferta de serviços de atenção à saúde, seja pela degradação dos cenários de ensino.  Enquanto representante dos Hospitais Universitários e de Ensino, a ABRAHUE reitera seu compromisso com a excelência do ensino, pesquisa e assistência prestada à população e solicita medidas urgentes de apoio a estas unidades de saúde, estratégicas ao funcionamento adequado e aos avanços do sistema de saúde do país.

Brasília, agosto de 2017

Aceito Opções

Definições

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics 4