Ao abrir o Encontro, após a apresentação do coral do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, a coordenadora estadual elogiou a Funfarme, referência pela estrutura de seu complexo hospitalar, qualidade de seus recursos humanos e serviços e como centro de formação de profissionais da Saúde. “Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão das instituições, como ocorre na Funfarme e seus hospitais, princípios que se expressam na prática de todos os colaboradores”, declarou Eliana Ribas.
Justamente o tamanho do complexo Funfarme, com seus mais de 5.000 funcionários, impõe o desafio desta prática diária e da disseminação dos princípios da humanização por toda a instituição, salientou o diretor-executivo da fundação, Dr. Horácio José Ramalho. “A humanização tem ser afirmada diariamente, internalizada na instituição de saúde, envolvendo não só os colaboradores, mas os pacientes e familiares”, afirmou Dr. Horácio. “Ao organizar Encontro, a Funfarme reafirma seu compromisso com a comunidade de que iremos procurar exercitar a humanização cotidianamente para que não seus princípios não fiquem apenas nas palavras”, completou.
Para buscar este exercício diário, a Funfarme possui, desde 2000, o GTH – Grupo de Trabalho da Humanização, composto de 20 integrantes, entre enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, gestores da fundação e usuários. A assistente social Ana Maria Ferreira Rondina, coordenadora do GTH e uma das organizadoras do 2º Encontro, considerou fundamental a realização do evento para disseminar na região os conceitos da humanização e como oportunidade para os diversos grupos compartilharem as boas práticas. “O Encontro foi muito enriquecedor para nós, profissionais de saúde. Agradecemos a Diretoria da Funfarme por, ciente que é da importância da humanização, ter dado total apoio para viabilizar o evento”, disse Ana Maria.
Encontro que, na opinião da diretora da Divisão Regional de Saúde, é importante para reforçar o compromisso do melhor atendimento à população não só nos hospitais, como também nos demais prestadores de serviços da Saúde nos municípios.
- respeito;
- atenção;
- qualidade;
- coresponsabilidade;
- trabalho em grupo (multiprofissional);
- acolhimento;
- integração da família e
- integração da rede de prestadores da Saúde.